A Câmara

A Câmara Municipal de Jesúpolis foi instalada no dia 1º de janeiro de 1.993, quando tomaram posse os primeiros vereadores do município: Antonio Sales Sobrinho, Benedito Lázaro da Cunha, Benedito Leite de Bessa (primeiro presidente), Geraldo Evangélio Braga (segundo presidente), Juscelino Joares de Souza, Maria de Lourdes Alves da Costa, Noé Messias de Souza, Orlando Rodrigues de Bessa (terceiro presidente) e Washington Leite de Bessa. Mesmo sendo os primeiros vereadores do novo município, eles desempenharam um bom trabalho, criando o regimento interno da Casa, que é mantido até hoje; além de vários projetos de lei, que muito contribuíram para o desenvolvimento de Jesúpolis.

Em 1997, foram empossados os vereadores da segunda Legislatura: Benedito Alves de Melo, Benedito Lázaro da Cunha, João Manoel de Matos, José Heleno Vasconcelos de Bessa, Maria Lúcia Gonçalves Dias, Moacir Aparecido da Silva, Ozania Rodrigues de Bessa Leite, Severo de Oliveira Cardoso (quarto presidente) e Valdivina Dutra dos Santos Braga (quinta presidente). Esta Legislatura foi marcada pelo interesse das mulheres em participar da vida pública do município, quando foram eleitas e empossadas três vereadoras. Uma delas, a senhora Valdivina Dutra dos Santos Braga, chegou à presidência da Câmara.

Para a terceira Legislatura, quadriênio de 2001/2004, foram eleitos e empossados os vereadores Alípio de Oliveira Cardoso, Benedito Lázaro da Cunha (sexto presidente), Divino Pereira de Araújo, Gaspar Cândido Lourenço, Haroldo Leite de Bessa, Maria Lúcia Gonçalves Dias, José Nilton Araújo, Valdivina Dutra dos Santos Braga e Wygnerley Justino de Morais (sétimo presidente).

No ano de 2001, em especial no mês de junho, a Câmara Municipal de Jesúpolis, tornou-se independente financeiramente do Poder Executivo. O fato possibilitou diversos avanços, tanto na vida econômica da Câmara Municipal, quanto no amadurecimento das relações políticas locais, graças à competência dos vereadores daquela Legislatura.

Nesta mesma época, um acontecimento marcou a evolução política do município. Na gestão do vereador Wygnerley Justino de Morais, o presidente da Câmara mais jovem da história de Jesúpolis, na época com apenas 28 anos de idade, foi entregue, no dia 16 dezesseis de janeiro de 2004, a sede própria da Câmara Municipal, cujo prédio obedeceu às tendências da arquitetura moderna, unindo beleza e conforto, com plenário amplo, mobília de bom gosto e aquisição de diversos equipamentos eletrônicos, que possibilitaram avanços na prestação de serviços aos vereadores e aos cidadãos jesupolinos.

Logo após, no ano 2005, tomaram posse, para a quarta Legislatura, os seguintes vereadores: Adinaldo Henrique Lino Teixeira, Alesandre Luiz de Jesus, Dinalmy Leite de Bessa, Divino Pereira Araújo (oitavo presidente), Geralda Leite de Bessa, Gleiciano da Luz de Oliveira, Hernanes Antonio Campos, José Bernado Leite Neto e Nadir Correa da Silva.

O Legislativo de Jesúpolis sempre trabalhou em parceria com o Executivo, mas esta Legislatura, sem dúvida, se destacou. Os vereadores aprovaram, por unanimidade, todos os projetos de lei, além de apoio em muitos outros sentidos, como: parceria para aquisição de uma Van 0 km e de uma ambulância 0 Km, para Unidade de Saúde. A Câmara Municipal também devolveu recursos do duodécimo, para que o Poder Executivo pudesse oferecer a contrapartida, em convênio com o governo do Estado de Goiás, para pavimentação do Setor Água da Vida. Tudo isto sob a presidência do vereador Adinaldo Henrique Lino Teixeira (nono presidente).

Em janeiro de 2009, assumiram os vereadores eleitos para quinta Legislatura (2009/2012), quatro deles reeleitos: Alesandre Luiz de Jesus (presidente no biênio 2009/2010); Adinaldo Henrique Lino Teixeira, Gleiciano da Luz Oliveira e Hernanes Antônio Campos (2º secretario). Além dos já citados, a Câmara atual é composta também pelos vereadores: Orlando Rodrigues de Bessa (vice-presidente); Maria Gorete de Sá Bessa (1ª secretária); Aparecido Duarte de Oliveira, Gleiciano da Luz de Oliveira, Natália Pereira Maia e Valdivina Dutra dos Santos Braga.

Em janeiro de 2017, a atual Legislatura realiza diversas parcerias com o Poder Executivo, no sentido proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos, sobretudo zelando pela eficiência e a transparência da gestão municipal, tornando-a mais produtiva e participativa, para o bem de Jesúpolis.

Esses vereadores são os responsáveis pela continuidade da história, ainda curta, mas profícua, desta Casa de Leis. Este trabalho já está acontecendo com grande competência. Nesses oito meses, já passaram pelo crivo do legislativo municipal, a apreciação de matérias de suma importância,  que se tornaram leis em benefício da comunidade, além de vários requerimentos ao Poder Executivo.